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7 passos para se tornar um empreendedor de sucesso

Empreender é, sem dúvidas, uma tarefa emocionante e desafiadora, que transforma a vida de uma pessoa. Desde saber como lidar com a abertura de uma empresa até ser um bom gestor de fato, o caminho sempre mostra novos aprendizados.

Por mais que não exista um segredo para chegar ao topo, é possível seguir algumas dicas existentes no mercado que já ajudaram outras organizações a deslanchar. Afinal, para ser um empreendedor de sucesso e ter um negócio lucrativo, além de trabalhar duro, é preciso agir de maneira inteligente.
Para ajudar você nessa trajetória, siga esses 7 passos que me espelhei no blog gs1brasil que tornarão você um empreendedor bem-sucedido. Confira!

 

Mesmo que você já tenha uma empresa ou esteja começando com um projeto agora, um plano de negócios é essencial para qualquer empreendedor que queira crescer. Um bom planejamento é necessário para prever o crescimento, os custos e os investimentos de um negócio, por isso é tão importante.
Ele funciona, em outras palavras, como uma previsão do futuro da empresa, e pode ser repensado e remodelado ao longo do caminho, corrigindo erros [como no PDCA – do inglês: PLAN (planejar)- DO (executor)- CHECK (checar, analisar ou verificar)- ACT ou Adjust (agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas) é um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos] e ajustando alguns pontos conforme o andamento da organização.
Para elaborar um plano eficiente, avalie pontos como:
• O tipo de produto que você desenvolve e materiais necessários para você mensurar seu preço de custo;
• O mercado no qual você está inserido e hábitos de consumo dos clientes (uma pesquisa para mapear as preferências de seus clientes é muito importante);
• Como funciona a competitividade e como os concorrentes se comportam (uma boa estratégia é visitar ou arrumar uma forma de se conectar que possa melhorar sua visão ou até parcerias);
• Previsão estimada de vendas (planeje sua venda a pelo menos cada 3 meses como uma meta a ser batida) e meios de fazê-las (estabeleça métodos de como chegar lá: presencial, telefone, watsapp, facebook, instagram, …; estabelecer para quantas pessoas você vai oferecer seu produto durante cada semana.)
• Como você vai montar e preparar as ações de marketing para a divulgação, venda e anúncios dos produtos;
• Quais são as etapas detalhadas do processo de produção do produto;
• Questões financeiras, como quanto dinheiro investir e qual o lucro bruto esperado.

 

Um dos segredos para ser competitivo no mercado, mesmo entre empresas maiores, é ter uma excelente gestão empresarial. Uma gestão eficiente é capaz de sustentar o negócio no longo prazo, pois deixa a organização apta a identificar erros e aplicar as correções necessárias para dar destaque ao produto.
A boa gestão de empresas deve cuidar de áreas como finanças: ao controlar fornecedores, reduzir custos e otimizar vendas; produtividade: ao conhecer o desempenho de cada funcionário e ao entender a eficiência das tarefas; e diversos outros setores.
Todas as áreas de uma empresa são influenciadas por uma boa gestão. Entretanto, é difícil para um empreendedor ter sob controle todos os dados, relatórios e informações de cada setor. Por isso, é possível contar com a ajuda de softwares de gestão que facilitem o processo.

 

Uma empresa precisa de um bom líder e os colaboradores precisam de uma forte presença que inspire segurança. Aliás, o próprio negócio vai exigir que você desenvolva características de liderança para gerar um crescimento saudável. Vale lembrar que ser um líder é diferente de ser um chefe, aquele modelo engessado de alguém que só dá ordens.
Um bom líder sabe tirar o máximo dos colaboradores, fazendo com que as equipes produzam com um potencial máximo ao mesmo tempo em que se desenvolvem. Respeitar os funcionários, definir prioridades, saber ouvir sugestões e delegar funções também são características de uma liderança efetiva. Se você acredita que não tem todas essas competências, você pode ser auxiliado por um coach.

Você pode seguir todas as dicas de empreendedores de sucesso e estudar todo o conteúdo possível, mas se não for apaixonado pelo que faz, provavelmente seu negócio terá um prazo de validade. Isso porque o idealismo do empreendedorismo é apostar em um propósito que mova você todos os dias, algo que você realmente acredite que pode melhorar a vida de alguém.
Caso contrário, você provavelmente vai cansar de realizar uma atividade que não lhe dá prazer e vai acabar se desmotivando em acordar para trabalhar todos os dias. Quem faz o que ama é mais feliz e alcança melhores resultados profissionais.

O networking baseia-se em manter contato com outros profissionais e é uma boa maneira de ampliar as oportunidades de um negócio. Afinal, o que importa não é a quantidade de gente que você conhece, mas sim quem você conhece.
Uma boa rede de contatos consiste em focar sua atenção em pessoas com quem sua empresa pode fazer boas relações de negócio no futuro, como fornecedores, clientes, colaboradores e parceiros. É verdade que palestras e eventos favorecem o contato com pessoas em potencial, mas redes sociais com o Facebook e LinkedIn também podem ser úteis no processo.

Ninguém é ou precisa ser bom em tudo. Por isso, é fundamental que um empreendedor reconheça as áreas que não administra bem, seja por falta de conhecimento ou por dificuldades no assunto.
Ao avaliar esses pontos que necessitam de ajuda, você consegue buscar auxílio externo (empresas terceirizadas ou consultores), interno (colaboradores ou sócios) ou de um coach, evitando que essa “fraqueza” se estenda ao negócio como um todo.
E se você não consegue ter uma visão consistente de suas habilidades, que tal fazer um teste comportamental DISC?
Dessa forma, as preocupações são eliminadas e você consegue melhorar os resultados.

Quem não deseja ver seu empreendimento crescendo e recebendo novas oportunidades, não é mesmo? A escalabilidade é a capacidade que uma empresa tem de crescer atendendo a novas demandas sem perder as qualidades que lhe agregam valor. Uma empresa escalável tem a competência de aumentar o faturamento sem precisar aumentar proporcionalmente os custos.
Se seu negócio é escalável, ele apresenta potencial de expansão — preferencialmente sem limites. No panorama de empreendedorismo atual, é cada vez mais interessante que as empresas sejam escaláveis para que consigam gerar mais faturamento.
Também é importante que o negócio não dependa única e exclusivamente de você. Imagine que sua empresa é um carro. Você deve ser o volante, e não o motor. Fica difícil para um negócio tomar maiores proporções quando depende muito de uma pessoa. Procure sempre delegar tarefas e deixar outras pessoas responsáveis por atividades importantes. Dessa forma, seu negócio tem grandes chances de crescer de maneira efetiva e continuar oferecendo experiencias positivas no atendimento aos clientes.
Empreender exige muita dedicação e capacidade para contornar os possíveis problemas que aparecem na trajetória. Aqueles que perseveram, usando conhecimento e visão para alavancar um negócio, sempre crescem junto com ele. Esses são os passos que levarão você a se tornar um empreendedor de sucesso.

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Sobre o autor | Website

Lívia Croce é Coach de Líderes e Empreendedores

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