Blog Momento Zen liviacroce

10 dicas para aplicar o conceito de “Mindfulness” à rotina

A vida não é divertida quando estamos apenas “existindo”

Na maioria das vezes, o start é automático: nos arrastamos da cama para o chuveiro, do chuveiro para a cozinha, da cozinha para a porta, da porta para o mundo, que, por sua vez, nos engole com suas loucuras mil. Antes de percebermos, estamos de volta à cama e adormecemos esperando que o mesmo blá-blá-blá comece no dia seguinte, e no próximo, e no outro. A vida parece bem pesarosa dessa perspectiva, não é mesmo? Certo, hora de ajustar os ponteiros com uma mudança simples e eficaz no estilo de vida. Estamos falando de Mindfulness (ou Atenção Plena).

O conceito é amplo e complexo, mas vamos resumir assim: Mindfulness é um conjunto de práticas para conectar corpo e mente e expandir a consciência, valendo-se sempre do momento presente. Coisas simples, como apreciar o que acontece ao redor, relaxar e concentrar-se no que está fazendo são alguns dos exercícios de Atenção Plena que, de acordo com especialistas, mudam a sua experiência de vida. “No mundo agitado de hoje, ter um momento realmente consciente pode ser extremamente benéfico para o bem-estar e para a redução do estresse”, explica James Arkell, psiquiatra do Nightingale Hospital de Londres. “Cada vez mais, o Mindfulness é reconhecido como tratamento para uma série de problemas de saúde mental e é particularmente útil para pessoas que sofrem de depressão crônica ou recorrente”.

Você provavelmente já ouviu sobre conexão entre corpo e mente na sua aula de ioga, mas a gente aposta que, durante o dia, esqueceu do que se trata (ou nunca sequer tentou aplicar a ideia na rotina). É aí que o Mindfulness entra. Inspiradas pela vibe positiva da técnica, bolamos esta lista com 10 dicas para limpar a mente e transformar a sua vida, totalmente baseadas em Mindfulness.

1. Conecte-se consigo mesma

Tire um momento do dia para simplesmente acalmar os pensamentos e se autoconhecer. Não importa se você está em casa, no caminho para o escritório ou durante o banho, apenas priorize o silêncio. Por alguns minutos, tente identificar pensamentos, sentimentos e sensações que você teve recentemente. Esse exercício estimula o reconhecimento de padrões “problemáticos” que, mais tarde, podem ser evitados.

2. Encare a vida numa boa

Ok, falar é fácil. Mas reflita: você precisa mesmo amaldiçoar os céus só porque começou começou a chover justamente na hora de voltar para casa? A chuva é realmente tão ruim assim? Se você chegar à conclusão de que o universo não está conspirando contra, parabéns. Abraçar a vida como ela é traz uma satisfação inigualável.

Encare a vida numa boa! As melhores coisas são grátis!

3. O banho

O especialista em saúde e energia e autor do livro Energise You (sem edição em português), Oliver Gray comenta: “Tente ‘estar presente’ enquanto toma banho, concentrando-se em todos os seus sentidos. Sinta a água no corpo, o perfume do sabonete e etc”. Desse modo, explica Gray, você não desperdiçará tempo pensando no passado ou no futuro e se ligará ao momento.

O banho

4. No caminho até o trabalho

Faça o melhor uso do trajeto para o escritório. “Se você vai de carro, ônibus, bicicleta… tente prestar atenção ao cenário, às cores e às pessoas”, incentiva Gray.

No trajeto para o trabalho: Mindfulness!

5. Não pule o café da manhã

Capriche na primeira refeição do dia. Não, isso não é um passe livre para cometer execessos, ao contrário. Faça boas escolhas porque um café da manhã saudável vai deixá-la disposta para a maratona que vem a seguir. Oliver Gray explica: “Estar consciente é uma experiência baseada no corpo e na mente, então, sem a alimentação adequada, não será fácil”. Que tal preparar um mingauzinho com aveia, chia, goji berry, mirtilos e leite de amêndoas? De acordo com Gray, essa é a combinação do sucesso, rica em nutrientes essenciais.

Café da manhã ideal

6. A prática leva à perfeição

Torne-se consciente de sua energia interior meditando. Sente-se mantendo a postura ereta, relaxe os músculos e foque no ar entrando e saindo pelo nariz. Depois, atenha-se à energia fluindo nas mãos, nos braços e no rosto. Pode parecer complicado (e até um pouco maluco), mas insistir no exercício diariamente vai fazer de você uma craque em meditação (falamos mais a respeito aqui: benefícios da meditação) . Em questão de minutos, os problemas estarão longe da sua cabeça e você relaxará plenamente.

Meditação faz bem!

7. Doe-se

Que tal fazer o dia de alguém mais feliz? Chame um colega de trabalho, por exemplo, para tomar um café e conversar sobre assuntos aleatórios. O segredo, segundo Oliver Gray, é realmente escutar o que essa pessoa tem a dizer e deixar-se absorver pelo papo.

Doe-se numa conversa!

8. Sem baixo-astal

Clichê, porém verdade! Mas um pouco de esperança é tudo que você precisa. Fique aberta às boas possibilidades.

Seja feliz!

9. Livros e aplicativos: um bom começo

Precisa de incentivo? A loja do seu celular certamente está recheada de apps para praticantes de Mindfulness. Todos eles ensinam exercícios de meditação, registram a sua evolução e te lembram de tirar uns minutinhos só para você durante o dia. Caso prefira um livro, há vários títulos relacionados.

Um bom começo

10. Não se esqueça

Estar realmente consciente é algo que você pode fazer em qualquer lugar e a qualquer hora. Tire proveito disso!

Via tão feminino

Sobre o autor | Website

Lívia Croce é Coach de Líderes e Empreendedores

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!