Blog Dicas de Livros liviacroce

Como organizar sua vida financeira?

Gerenciar o próprio dinheiro não é uma tarefa fácil para quem desconhece o poder do planejamento e da organização. Como organizar sua vida financeira apresenta dicas certeiras para você que deseja tomar decisões mais conscientes sobre o seu dinheiro.
O renomado consultor Gustavo Cerbasi reuniu neste livro todos os temas-chave que você precisa conhecer para alcançar o equilíbrio das finanças e planejar um futuro mais próspero.
Ele começa realizando um diagnóstico da sua situação atual, levando em conta dados como idade, dívidas, despesas, bens, investimentos e planos para a aposentadoria. Depois de chegar ao valor do patrimônio ideal para obter a tão sonhada independência financeira, é hora de aprender a analisar seu orçamento doméstico e identificar os pontos que podem ser aperfeiçoados.

 

Qual a importância do livro?

O planejamento financeiro pessoal é a cada dia mais relevante na vida das pessoas, é perceptível a diferença entre aqueles em paz com o seu bolso e os que lutam para esticar o salário e chegar ao um do mês.

Certamente Gustavo Cerbasi é um dos grandes responsáveis pelas transformações de diversas pessoas e famílias no Brasil em poupadores e investidores, pois com sua didática consegue nos orientar para uma vida financeira melhor.

“Como Organizar sua Vida Financeira” é mais que um guia de planejamento financeiro, na verdade ele consegue fazer com que tenhamos uma vida melhor, mais próxima da família, dos amigos, do trabalho, dos estudos, enfim, do equilíbrio das nossas relações com o dinheiro e o trabalho, do nosso impulso de gastar sem critério e objetivos.

Vejo muitas pessoas adiando a realização dos seus sonhos, dizendo que nunca vão conseguir sair do ponto onde estão, que a vida é injusta com elas, que não têm sorte, que não têm dinheiro, que não têm oportunidade, que ninguém as ajuda, que o mundo é cruel, enfim, uma lista enorme de razões para não fazer nada para o próprio futuro.

O exemplo pessoal do Gustavo demonstra claramente que é possível se alcançar a tão sonhada independência financeira mesmo ainda sendo jovem, sem ter qualquer privilégio ou benesse, bastando para isso ter determinação, força de vontade e bons exemplos a serem seguidos.

O sucesso não se mede somente pelo saldo bancário, pela sua posição social, pelo em carro que anda, pela casa em que vive, pelos bens que possui. O sucesso é um sinônimo da felicidade, logo para ser feliz você precisa amar a vida e aquilo que faz dela. O amor não tem preço, logo ser feliz depende de você mesmo.

 

Tópicos do livro

Após traçar seu perfil de consumo e investimento, você poderá passar para os tópicos mais específicos, dominando de uma vez por todas os assuntos que sempre considerou complexos, tais como:

– Como fazer a Declaração do Imposto de Renda
– Qual é a melhor maneira de administrar as dívidas
– Como utilizar o crédito a seu favor
– Quando vale a pena fazer seguros
– Quais são os melhores investimentos

Leia também: http://liviacroce.com.br/mindset-do-empreendedor/

 

Uma das dicas que você encontra no livro

Iniciativas para seu projeto pessoal

  • Adote uma data anual para que você tire um tempo para organizar sua vida financeira. A data que sugiro a meus clientes é o dia de seu aniversário. Na agenda, ela aparece como dia da “Faxina nas Contas”.
  • Dentre as iniciativas agendadas para esse dia (que serão detalhadas ao longo do livro), inclua fazer um recálculo dos indicadores patrimoniais de equilíbrio PMS, PMR, PI e PNIF. Após os cálculos, reflita se você evoluiu em relação a eles.
  • Se seu patrimônio não evolui como você gostaria, adote iniciativas, por escrito, para acelerar o processo. Algumas sugestões são:
  • Vender bens que estão fora de uso, para amigos ou em leilões virtuais.
  • Trocar de automóvel por um mais barato e econômico.
  • Substituir parte da formação de poupança por investimentos em cursos e especializações que possam elevar seu patamar de renda profissional.
  • Prestar serviços alternativos, como consultorias, aulas e palestras em sua área profissional, visando incrementar sua renda.
  • Se for autônomo ou profissional liberal, vincular-se a associações de classe, para aumentar seu networking e obter mais oportunidades de indicação de trabalho.

Características:

192 páginas

Editora: Sextante

Disponibilidade: livro físico ou digital

 

Sobre o autor | Website

Lívia Croce é Coach de Líderes e Empreendedores

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!