Blog Mulher & Negócio liviacroce

Internet: vilã ou amiga?

Internet: vilã ou amiga?

Até que ponto a internet nos auxilia e até que ponto ela nos prejudica na nossa vida pessoal e profissional?

 

O mundo atualmente é todo online, virtual e globalizado. Todos conectados a uma rede, com milhões de informações, entretenimento, bate papo, chats; diversos sites como de relacionamento, jogos e lojas, em que é até possível realizar compras e assistir filmes e desenhos.

Estar conectado o tempo todo pode ser considerado bom ou ruim?

Dentro de algumas empresas é proibido o uso de celular para não diminuir a produtividade, porque o uso do mesmo pode fazer funcionários perderem o foco. Ambientes que precisam de maior precisão, como operação de máquinas, escritório de contabilidade, empresas de telemarketing, dentre outras. Manter o foco enquanto se usa a internet tem sido um grande desafio para muitas pessoas. e infelizmente muitos não conseguem se concentrar naquilo que deveria.

Mas tem lugares em que mesmo não tendo a necessidade de precisão e tanto foco, ainda assim o celular pode atrapalhar o andamento da empresa, como por exemplo, no comércio. Imagine você chegando a uma loja onde a vendedora esteja no celular e não o larga pra vir te atender? Você voltaria nessa loja?

Tem outro lado bom, porque ele facilita na hora de passar promoções, fazer convites, e até mesmo cobrança. Se você tem um empreendimento e consegue usar o celular a seu favor parabéns! Mas não esqueça que o cliente presente é o mais importante, nunca o deixe esperar para ser atendido.

Ambientes corporativos que até dão celulares a empregados, com certeza tem um grande desafio com o uso das redes sociais atualmente. Então fique ligado, para não se distrair e perder seu emprego! Quando você está usando watsapp, muitas vezes tem que esperar para a outra pessoa te responder e muitas vezes perde tempo para resolver o que necessita, então porque não ligar para resolver isso tudo de uma vez? Muitas vezes uma simples ligação já resolve tudo. Além disso, você pode dizer para as pessoas importantes da sua vida para ligar somente em caso de urgência e combinar horários para se comunicar e manter o bom convívio, afinal somos seres extremamente sociais e não é a toa que as redes sociais estão em alta no momento.

Na hora do estudo, como você faz? Tem que fazer um trabalho e acaba indo pro facebook? Como funciona isso? Às vezes se reúne com os amigos e acaba não saindo nada? É importante manter prioridades e grau de importância. Primeiro o dever e depois o lazer. Então, se for preciso, marque em uma biblioteca ou qualquer ambiente livre de distração para que depois vocês possam tirar um tempo para poder descontrair.

As redes sociais aumentaram ou diminuíram o convívio social?

Agora, vamos falar um pouco de etiqueta! Quando você vai encontrar com os amigos você fica o tempo todo respondendo mensagens no watsapp e olhando redes sociais ou você consegue manter uma conversa e dar atenção aos seus amigos? Você já percebeu que muitas vezes você passa tanto tempo nas redes sociais que isso cria um vício que hoje quando você encontra com os amigos e parece que não tem assunto? Sim, com certeza isso cria um vício em nós, assim como a televisão, vídeos games, entre outros. Nós é que temos que nos avaliar e ver até que ponto dominamos ou somos dominados.

A internet pode afetar a vida das pessoas e dos relacionamentos se não houver controle entre as atividades do dia a dia e os momentos conectados. Muitas pessoas possuem dificuldade de se relacionar com as outras, e a internet é o meio pelo qual torna a conversa e a paquera menos constrangedora. Do outro lado, não é preciso ver o outro, e quando vamos saber se o que foi escrito é verdade? Portanto, a forma antiga ainda é a melhor alternativa de relacionamento. Nada melhor que o contato físico, a paquera, a troca de olhar e a conversa, não é mesmo?

Como a internet afeta a vida das pessoas e nos relacionamentos?

Você acha que atrapalha o relacionamento amoroso o uso de internet, principalmente de redes sociais?

Com certeza que você terá que combinar previamente com seu parceiro como funciona o seu trabalho e ele também. Mas com certeza, dar mais atenção ao celular do que ao parceiro irá esfriar a relação e com isso criará uma grande distancia entre vocês!

Como dosar momentos virtuais com presenciais?

Por isso eu perguntei no título se a internet é vilã ou sua amiga? Pra mim ela exerce os dois domínios. Mas com certeza, o emprego dela a meu favor é muito maior. Algo importante a se fazer é conseguir limitar horários para ver as mensagens importantes e responder somente o necessário, principalmente você que é empreendedora. Nesse caso, seu foco tem que ser muito maior, porque você é seu próprio chefe e não tem ninguém te impondo regras a não ser você mesma. Muitas vezes as pessoas me veem mexendo muito no celular, mas esse é um dos meus pontos principais de exercitar minhas funções do meu trabalho.

 

O que a internet pode agregar pra você?

Cultura da informação

A educação é milenar, mas nunca foi muito democrática. A razão para isso, entre outras, poderia estar na dificuldade da comunicação do conhecimento.

A internet resolve isso. Está claro que vivemos a cultura da informação, o que nem sempre gera conhecimento. Temos que avaliar dentro dos e-mails e quantidade de informações que tem na internet, o que é realmente relevante e o que não é. Isso também proporciona um modelo educacional mais amplo, que não se limita o que vemos na escola ou nos livros. Sem dúvida a internet é muito importante para adquirir conhecimento, pela conveniência na obtenção de serviços, pesquisas, entre outras. Pela natureza gratuita da maioria dos conteúdos, a internet proporciona uma inclusão social e digital sem precedentes. Esta inclusão também coloca pessoas em contato com outras e de uma forma muito intuitiva as pessoas acabam aprendendo coisas novas o tempo todo.

 

Conveniência

Uma das grandes vantagens da internet é a conveniência. É rápido, fácil e está ali a poucos cliques. Posso em poucos minutos ir ao banco, fazer uma compra, pagar uma conta, emitir um documento, conversar com várias pessoas, pesquisar aquela receita, entre outras coisas. As pessoas compartilham nas redes sociais aquilo que gostam, interagem com outras pessoas e cria um ambiente, ainda que virtual, de convivência saudável com uma quantidade de pessoas muito grande.

 

Eliminação de fronteiras

Podemos ir a vários lugares através do google maps. Você já pensou em fazer uma viagem sem antes ir na internet e olhar onde pode ir? E pegar uma estrada hoje sem GPS? Além de conseguirmos conversar com parentes distantes, amigos de outros países, dentre várias outras coisas que sem internet não poderíamos fazer.

Geração de oportunidades

Antigamente as grandes corporações, governos e os sistemas controlavam a comunicação, os negócios e boa parte da cultura. Mas a internet deu voz às pessoas e com uma conta em uma rede social, um blog ou um canal do Youtube, muitas pessoas desconhecidas estão fazendo valer suas ideias, realizando negócios, promovendo cultura e conhecimento e gerando renda para muitas pessoas. Ganhar dinheiro com a internet é uma das grandes oportunidades que pessoas comuns têm.

 

Quais cuidados devo ter com a internet?

Privacidade

Mas nem tudo é vantagem na internet. Há um lado ruim que também precisa ser considerado. A privacidade é uma delas. Na internet muitas pessoas ficam expostas e com isto acabam sendo vítimas de golpes, roubos entre outros crimes. Muitos reclamam de falta de privacidade nas redes sociais, entre outros. São novos tempos e novas posturas precisam ser tomadas.

Cuidado ao expor na internet: fotos, vídeos e informações pessoais como endereços, números de telefones, entre outros. Isto inclui as redes sociais. Além disso, tem empresas que veem o que você posta antes de contratar, tomem cuidado!

Anonimato e a ilegalidade

Muitos se escondem atrás de um suposto anonimato para cometer crimes e fraldes dos mais diversos tipos. Há muita ilegalidade, pequenas fraudes são cometidas a todo o momento e ações como essas mostram um lado ruim da internet. Já vimos casos em que grandes sites foram alvos da justiça e até bloqueios do serviço de mensagens whatsapp. Tudo isso mostra que pessoas usam a internet para praticar crimes, proferir ofensas e outras atividades ilegais, usando a ideia do anonimato.

 

Abordagem superficial

Outra desvantagem da internet é a abordagem muitas vezes superficiais dos assuntos apresentados. Isto não chega a ser um problema tão sério como os mostrados anteriormente, mas sempre deixa um buraco. É diferente a abordagem encontrada na web com a abordagem de um livro por exemplo. Este último tem começo, meio e fim. Na internet às vezes as coisas ficam no ar.

 

Custos e dificuldades de acesso

Para finalizar, a maior desvantagem da internet pode ser mesmo a dificuldade que muitos têm para conseguir acessá-la. Ainda é muito caro e a qualidade deixa muito a desejar. Em algumas regiões é difícil conseguir conexão de banda larga e quando conseguem são caras e às vezes ruins.

 

Ainda assim, as vantagens da internet superam suas desvantagens. O lado bom ainda é maior e com um pouco de cautela podemos extrair delas coisas edificantes para as nossas vidas. Ao usar a internet procure manter o foco naquilo que é interessante para você e tenha cuidado ao publicar informações pessoais e também ao fazer referência a outras pessoas.

Pensamento de hoje: ‘Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém’, escreveu Paulo, 1 Coríntios 6,12. Isto é, eu posso fazer qualquer coisa porque livre sou, mas eu não devo fazer qualquer coisa. Eu até posso, mas não devo. Porque posso porque sou livre, porque não devo fazer nada que torne imunda minha trajetória, ou ofenda minha comunidade, ou desonre minha família, degrade a minha vida, faça com que o ambiente em que vivo ele seja apodrecido por isso. Mário Sérgio Cortella

Na Mater Dei você encontra lindas lembranças para o dia das mães pulseiras, cordões, livros, canecas e tudo com preço pra lá de bom! Entre em contato: 32 98702-9902

 

Sobre o autor | Website

Lívia Croce é Coach de Líderes e Empreendedores

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!