Blog Mulher & Negócio liviacroce

Mantenha o bom humor e viva melhor!

Mantenha o bom humor e viva melhor!

Estudos afirmam que sorrir mais e manter o bom humos melhora a saúde física e mental.


Na vida há tantas historias sem esperança que a melhor arma para combatê-las é o riso.
Claro que muitas coisas na vida não são motivo de riso. Mas quando a vida fica difícil, muitas vezes o que ajuda as adversidades é uma dose de humor bem colocada e na hora certa. Embora não seja a cura para todas as dificuldades, o humor tem sem dúvida qualidades curativas. Assim, quando escolhemos fazer do humor parte de nossas vidas, ficamos emocionalmente mais preparados para enfrentar seus desafios. Com base em sua experiência pessoal, o comediante Robert Schimmel fala sobre isso em “A cura pelo riso”.
Vou te contar a história do livro “A grandeza de cada dia” de Steven Covey:


Um comerciante de uma cidadezinha concorreu a um cargo público e sofreu arrasadora derrota. Teve tão poucos votos que pareceu ridículo aos olhos dos vizinhos. Mas tinha espírito esportivo. E sobretudo não queria tornar-se a piada da cidade. Por isso se adiantou! Na manhã da eleição colocou o seguinte cartaz na janela: 25 dólares de recompensa pelo nome da pessoa que me deu seu voto.
Todos viram o cartaz e todos riram. Mas riram com ele, não dele. As pessoas entravam em sua loja para apertar-lhe a mão e parabeniza-lo pelo sendo de humor e espírito esportivo. A história correu o país e os fazendeiros começaram a aparecer na loja para fazer negócios. Assim, o comerciante transformou a derrota num triunfo pessoal, provando que era o melhor perdedor da cidade.
Atualmente, em vários hospitais temos os doutores da alegria, porque estudos revelam que essa proximidade com o médico e o paciente, proporciona momentos de alegria, fazem bem ao tratamento e torna-se mais eficaz.

Por que é importante sorrir?


Muito mais do que uma manifestação de felicidade, o riso e suas variações trazem conforto, revelam-se uma verdadeira terapia para corpo e alma. Aplicado com fins terapêuticos, ou não, desperta um bem-estar quase indescritível tanto em quem dá quanto em quem o recebe. A neurocientista Sílvia Helena Cardoso explica que o riso é fundamental e natural da espécie humana. “Nascemos com aparato físico e mental necessários para sorrir. Cognitivamente, não somos capazes de entender o que nos leva a dar sorrisos em nossos primeiros meses de vida, mas os mecanismos neurológicos e musculares estão prontos para nossas risadas e gargalhadas. O riso é inato”, olha que coisa boa!!?
Nele, também estão implícitas nuances das raízes sociais do homem, já que, evolutivamente falando, a humanidade desenvolveu sinais que auxiliam a comunicação. Rimos para externar sensações agradáveis e aprendemos que o riso também ameniza situações adversas, sinaliza o desejo de paz. Ele pode ser uma mensagem clara de disposição para o diálogo ou para a reconciliação. Médicos, cientistas e psicólogos são unânimes: o riso é ótimo para a saúde, pois é capaz de atenuar o estresse, liberar substâncias benéficas para todas as células do organismo.
Estudos indicam que pessoas mais sérias, não estou dizendo que são infelizes ou deprimidas, tá!? Mas costuma nutrir mais pensamentos negativos e com isso aumenta a incidência de doenças físicas e emocionais. Meninas rir é contagioso!!! Vamos rir mais!!!! Se não tiver com vontade de rir, leia uma piada, veja um filme engraçado, vá à procura de amigos para sorrirem juntos! Mas por favor, não fiquem acumulando pensamentos negativos e ruminando o passado que não volta mais, hein!!? Combinado!!!???


Você sabia que hospitais que tem usado a terapia do riso estão reduzindo a estadia dos pacientes em 30%?
Você sabia que o sorriso estimula a contração de 28 músculos faciais, ativa o cérebro a produção de endorfina e serotonina (substâncias antidepressivas que dão a sensação de relaxamento e bem estar)?
Então quer dizer que sorrir torna a pele mais elástica e com menos rugas, olha que bom. Além disso, a gente estimula o cérebro e tendemos a esquecer menos as coisas. Olha quantos motivos bons para sorrir?!!
Agora tenho certeza que essa você não sabia, escuta aí: uma risada boa promove uma espécie de tremor que se propaga para o abdome. Tal vibração atinge o corpo como uma onda de alívio. Todo o corpo é beneficiado com a química do sorriso. Sabia?
E olha que não é de hoje que foi constatado que o sorriso faz bem pro sistema imunológico! Você sabia que a terapia do riso foi inspirada no trabalho do médico norte-americano Hunter “Patch” Adams? Por volta dos anos sessenta, ele percebeu que sorrir fortalece o sistema imunológico e acaba contribuindo com o processo de recuperação dos pacientes. O trabalho inspirou, no Brasil, o grupo dos Doutores da Alegria, e em todas as partes influencia os adeptos da terapêutica.

Agora vamos falar sobre o humor. Afinal, o que é humor?

Humor, substantivo masculino com origem no latim humore, significa a disposição do ânimo de uma pessoa ou a sua veia cômica.
O termo humor é aplicado ao estado de espírito, e por esse motivo muitas vezes se afirma que uma pessoa está de bom ou mau humor.
Uma pessoa que utiliza a sua veia cômica para fazer com que outras pessoas riam é conhecido como humorista.
Agora vamos saber o que é ter senso de humor? É a capacidade de saber os momentos e assuntos oportunos para se fazer uma piada ou comentário que seja engraçado.
Ter senso de humor é uma qualidade própria da personalidade de uma pessoa mais bem disposta com a vida, que não se chateia com os pequenos problemas do cotidiano e que sabe ver o lado engraçado e menos dramático das situações difíceis. Esse ponto eu ainda tenho que trabalhar, e você?
Uma característica típica dos indivíduos com senso de humor é a capacidade de rir dos próprios problemas ou dificuldades, tornando-os menos “assustadores” ou emergenciais. Faço muito isso, afinal, chorar não vai resolver o problema.
Outros estudos trazem a teoria do alívio, em que o humor provém da remoção de uma tensão. Freud teorizou que esta tensão é resultado da ação da “censura”, ou seja, proibições internas que impedem o indivíduo de dar forma aos seus impulsos naturais. Para Freud, o humor seria uma forma de enganar a censura e, portanto, provocar alívio e, por conseguinte, o riso. A censura é enganada se a quebra da proibição for disfarçada por uma ideia que não denote algo proibido. Como um insulto dito como uma “brincadeira”. Como, por exemplo, dizer que o outro é feio, ou algo assim, só pra implicar com seu amigo.
E o comediante autor do livro “A cura pelo riso” perdeu um filho com 11 anos com câncer, em 1992. Em 2000, ele foi diagnosticado com câncer e com isso foi bem difícil pra expor pra sua família e seus demais filhos. E como estava com metástase foi logo fazendo quimioterapia.
O que diferenciou seu tratamento é que desde novo foi criado por seus pais com grande senso de humor e aprendeu que fazer as pessoas rirem fazia com que as pessoas gostassem dele. Então, quando fez seu tratamento, ele foi contando piadas a princípio, e posteriormente foi colocando seus cds de piadas para que todos que estavam fazendo a quimioterapia ouvissem. No fim, eles nem percebiam o tempo passar e terminavam as sessões mais tranquilos e sorridentes. Isso fez toda a diferença em seu tratamento.
Enfim, agora que você sabe o quanto é importante ter humor, senso de humor e saber rir mais, como você gostaria de ser lembrado por seus amigos e parentes? Como uma pessoa bem humorada ou mal humorada? Espero que bem humorada, hein!!??
Pensamento de hoje: “o riso é o sol que expulsa o inverno da face humana”. Victor Hugo.
E você tem andado com a memória ruim? Com falta de energia? Tome a vitamina MAXX SAÚDE pra você ficar com a máxima saúde!!! Você só encontra na Neofarma!! É isso aí é só ligar e pedir: 3271-2349 – Drogaria Neofarma!
Até a próxima terça por volta de 9:15 horas na Rádio alternativa FM, programa Mulher & Negócio.

Sobre o autor | Website

Lívia Croce é Coach de Líderes e Empreendedores

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!