Blog Desenvolvimento Humano liviacroce

Manual Prático de Produtividade para quem quer ter tempo com a família

Saiba o que fazer para terminar as tarefas em menos tempo e ter mais tempo pra passar com a família e sentir menos culpa por dedicar tantas horas no trabalho.

Manual Prático de Produtividade para quem quer ter tempo com a família

Manual Prático de Produtividade para quem quer ter tempo com a família

Tem dias que você passa apagando incêndio e, quando vê, não fez nada do que tinha planejado?

Você gostaria de passar mais tempo com sua família e não consegue?

Se você se sente assim, a saída é aprender a gerenciar melhor seu tempo. Com bastante disciplina e essas 4 dicas fáceis que vou te dar, vai fazer você aumentar seu desempenho e produtividade.

O grande desafio que observo atualmente com meus clientes e alunos é que muitas pessoas estão ansiosas e infelizes por falta de clareza e postura sobre seus critérios de escolha para a utilização de seu tempo.

Afinal o que querem não é só mais produtividade, desejam mais equilíbrio entre o que é importante e tem significado para eles como ter tempo pra si e sua família, ir fazer uma caminhada ou ir na pracinha passear com seu filho, ir na academia ou fazer um jantar em família. E então, o que tem feito dos seus dias?

Dicas para aumentar a produtividade

1 – Tenha metasmetas

Faça todos os dias à noite ou de manhã as anotações das ações que você precisa tomar durante o dia. Dessa forma você irá evitar a ansiedade noturna e insônia em pensar no que necessita fazer no outro dia. Eu particularmente prefiro anotar à noite, pois sempre quando deito, lembro de algo que preciso fazer no outro dia. Eu sempre ensino isso nos meus cursos e vejo que dá certo. Peço ao aluno pra criar um grupo comigo no whatsapp e depois me deletar para usá-lo para aquelas lembranças noturnas que temos. Como normalmente o celular está sempre próximo de nós, achei o meio mais rápido e eficaz de não esquecer do que necessito fazer.

Agora, de nada adianta se você escrever tudo o que necessita fazer e não ter o comprometimento de executá-las, conceito que tirei do livro “Segredos da Mente Milionária”. Aí está a maior e mais importante meta do dia: Eu me comprometo a realizar as tarefas que me impus (auto liderança – exerça o hábito de seguir seus comandos).

2 – Organização

organizacao

Saber onde estão suas coisas te economizará tempo. Sabe quando está atrasado e não sabe onde colocou sua blusa pra ir trabalhar? Ou onde está o carregador do seu celular e você precisa sair correndo?

  • Mantenha seu guarda-roupa organizado.
  • Já separe uma parte do seu guarda-roupa com as suas roupas de trabalho que mais usa, isso facilitará demais seu dia a dia.
  • Saiba onde estão as coisas que você mais usa como: caneta, papel, agenda, carregador de celular, produtos de higiene pessoal, dentre outros.
  • Organize a roupa e o sapato que você irá usar de noite. A menos que acorde mais cedo pra fazer isso.

3 Gerencie o tempo de suas tarefas

gerenciar-tempo

Existe um aplicativo de smartphone que ajuda muito, o Pomodo Timer  que ajuda a gerenciar o tempo. Com ele você pode cronometrar seus intervalos de produção e pausa. Disponível para IOS e Android. Quem não é fã de usar o celular durante o expediente para não se distrair com as redes sociais, nada melhor que o bom papel ou até mesmo uma planilha no Excel para catalogar suas tarefas e o tempo que quer fazê-las e verificar posteriormente o real tempo gasto. Há coisas que fazemos todos os dias (rotineiras) e com isso você pode e deve se empenhar para fazer essas coisas em menor tempo. Coisas simples são fáceis de automatizar como: escovar dentes, andar, tomar banho, …. Tarefas com maior complexidade podem ser cronometradas, mas indico fazer um check list (a boa e velha cola) antes para você ir olhando para não esquecer de nada.

 

4 Aprenda a produzir mais sem ter que trabalhar mais

 produzir-mais

Agora que você já sabe quanto tempo gasta para cada coisa e já aprendeu a escrever e cumprir suas obrigações diárias, está na hora de dar um passo mais importante: cumprir as metas de curto e médio prazo.

Exemplo: vamos supor que você precisa gerar um relatório todos os meses, com isso você necessitará de fazer uma tarefa simples, contudo importante: alimentar o sistema diariamente. Muitas das vezes não fazemos essas tarefas porque achamos simples demais e depois temos que correr atrás daqueles papeizinhos de anotações ou de arquivos no computador que nem lembramos o nome mais. Aí uma tarefa que era simples, ficou super chata e difícil… E o que ia ser rápido se tornou demorado… Por isso volto a salientar: comprometa-se em cumprir suas tarefas diárias com determinação. A palavra de ordem é: Eu me comprometo a realizar as tarefas que me impus, lembra?

Quando nada disso ocorre, você acaba trabalhando mais, procrastinando as coisas que realmente precisam ser feitas por achar que vai sempre dar tempo de fazer. Consequentemente acaba ficando mais tempo que o necessário no serviço dedicando menos tempo à sua família e tendo menos paciência com eles porque você está insatisfeito com você mesmo por não ter cumprido tudo o que deseja no seu dia.

Dentro dos meus cursos Líder Up e Empreendedores da Beleza, falo isso sempre, e cobro sempre dos meus alunos se estão conseguindo realizar suas metas diárias. Dentro do processo de coaching, acho de extrema importância enfatizar essa questão e peço a todos para adotarem um caderno pequeno que possam levar sempre com eles, porque quem escreve se compromete duas vezes!!!

Se você pensou em algum colega que precisa dessa dica, compartilhe com ele, você pode ajudá-lo a ter uma vida mais saudável e equilibrada.

 

Sobre o autor | Website

Lívia Croce é Coach de Líderes e Empreendedores

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!