Blog Mulher & Negócio liviacroce

Medo e Insegurança – como vencer?

Medo e Insegurança – como vencer?

Todos nós passamos por isso e não entendemos suas causas e como sair desse nevoeiro.

WhatsApp Image 2017-03-25 at 12.18.44

Muitas vezes somos levados pelo medo e insegurança, e não conversamos com as pessoas que gostamos ou deixamos de fazer coisas que sonhamos.

Quem aqui já paquerou alguém e nunca superou o medo de chegar perto da pessoa e dizer oi. Ou conhecia, cumprimentava e não conseguia conversar mais. A face ficava vermelha, o coração acelerado, mãos suando frio…. Nossa! Sensações que pareciam uma loucura!

 

E quando esse medo é transferido para as coisas que você precisa fazer para a sua vida?

WhatsApp Image 2017-03-25 at 12.18.46

E você sabe como começa o medo? Nos primeiros dois anos de vida! Esses dois primeiros anos são significativos e preponderantes pra poder marcar uma baixa autoestima ao longo de toda vida. Muitas vezes temos muito trabalho para superar esses traumas e essas cicatrizes, é o que são chamadas de inseguranças primárias.

E existem as inseguranças secundárias, que são as pontuais, em que a pessoa se sente incapacitada a tarefas e adversidades do dia a dia, além de associar ao nosso próprio dia a dia que são muito exigentes.

Tem pessoas que treinaram muito, têm todas as condições típicas, e vários outros atributos que poderiam dar certo na vida e que por carregarem esses traumas do passado elas não conseguem superar e por isso não conseguem ter o sucesso pretendido. E outros com muito menos capacidade tem sucesso.

Quando os traumas são grandes, o melhor remédio é procurar alguém que possa te auxiliar como um psicólogo. Dessa forma, você conseguirá colocar pra fora esses sentimentos que te afligem e assim poderão se tornarem pessoas mais seguras, corajosas e realizadas. Certos medos são muito inconscientes e sem lógicas, outros não – o que vale a pergunta: será que isso é real? Será que esse medo vai me proteger? Essa insegurança me prejudica ou me põe pra cima? Pergunte-se mais sobre seus anseios e sentimentos, isso a ajudará a validar os melhores sentimentos.

WhatsApp Image 2017-03-25 at 12.18.47

Acho que ninguém se sente 100% seguro, isso é impossível, porque nós temos uma natureza de altos e baixos, como vezes estamos de mal humor, hora de bom humor, alegres, tristes, raivosos, ansiosos e com certeza ter coragem para terminar um relacionamento, ou tentar um concurso vai depender muito de como está seu humor, se sentindo mais segura e mais capacitada.

Muitas das vezes, de um modo geral, somos pessoas seguras, contudo, certos eventos nos fazem sentir inseguros. Por exemplo, ter sido roubada, ter perdido um ônibus em algum local longe de sua casa, ter sido traída, não ter sido valorizada pelo marido ou namorado, da velhice e por aí vai.

WhatsApp Image 2017-03-25 at 12.18.48

Olha o que achei no site do extra: muitas pessoas têm medo de tudo: de doenças, de furacões, de sair na rua, do fim do mundo, etc., enfim, de coisas difíceis de acontecer. É claro que entrar em pânico não resolve; porém, ter prudência sim, para evitar o que pode ser evitado, e jamais pensar o pior. Aliás, o psicólogo inglês Engler apurou, em uma pesquisa, que apenas 2% das nossas preocupações são justas e merecem a nossa atenção. Isso significa que 98% das nossas preocupações não têm sentido, e só servem para sobrecarregar a nossa mente. Essa é a pura verdade. (http://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/gerson-monteiro/oracao-para-vencer-medo-a-inseguranca-367938.html#ixzz4cZWvBJa5)

WhatsApp Image 2017-03-25 at 12.18.50WhatsApp Image 2017-03-25 at 12.18.50 (1)

Dica 1: Alimentação que ajudam a combater a tristeza, depressão e melhoram seu humor: carne magra, peixe, frutos do mar, ovo, castanha, amendoim, ervilha, abacate, couve-flor, banana, grão-de-bico, abacate, laranja, maçã, mel, produtos integrais, leite e derivados, de preferência desnatados;

Dica 2: Veja o filme UP – Altas Aventuras – é com dois amigos de infância Ellie e Carl. A Ellie era destemida e sonhava alto, queria viver uma vida de aventuras e montar uma casa em uma cachoeira longínqua. Ela tinha até um livro de aventuras, e mostrou ao Carl quando eram pequenos. A amizade dos dois se tornou tão forte e os dois acabaram se casando. Ellie acabou falecendo primeiro que ele, e ao deparar com esse velho livro de aventuras, mesmo Ellie e Carl não terem conseguido realizarem seus sonhos de irem a essa tal cachoeira ela colou fotos de sua vida com ele como uma aventura. O que quer dizer isso, que mesmo sonhos do passado, muitas das vezes ousados, como o dos dois são difíceis de serem realizados, mas nem por isso devemos viver com a cabeça naquele sonho e esquecer de viver o presente e ser feliz com o que já tem. Por isso falei sobre o agradecimento no outro programa, devemos ser felizes desde já, mesmo não tendo todas as coisas que queremos.

Já Carl viveu do futuro, e depois das lembranças de Ellie e se tornou uma pessoa amarrada ao passado, não quis vender sua casa e quando se viu obrigado a largar e ir pra um asilo, resolveu se aventurar na vida enchendo sua casa de balões para chegar na tal cachoeira que tanto sonhava. Ao embarcar nessa aventura, Carl teve que deixar seu egoísmo de lado e aprendeu varias lições com um garoto escoteiro que acabou o acompanhando. Mas o aprendizado de toda essa aventura, fez o Carl se tornar mais humano, mais feliz e seguro.

Às vezes é preciso que a vida mude tudo para que possamos mudar por dentro.

WhatsApp Image 2017-03-25 at 12.18.52

Quais mudanças você precisa fazer em sua vida para ser mais corajosa e destemida?

E termino o programa hoje com a oração da serenidade: Concedei-nos Senhor, serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras.

Gente, só um instante, gostaria de convidar as mocinhas que frequentam o PSF para participarem do Coaching Social, que tem o apoio da Secretaria de Saúde. As inscrições são limitadas então corram para o posto de saúde da reta e garantam sua vaga. Tenho certeza que todas vocês irão gostar muito!!!

Obrigada Master Coach Livânea Machado por ceder essas imagens.

 

Sobre o autor | Website

Lívia Croce é Coach de Líderes e Empreendedores

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!