Blog Dicas de Filmes liviacroce

O Grande Truque

 

Dirigido por Cristopher Nolan (o cara dos novos Batman). é um filme britânico-americano de 2006, dirigido por Christopher Nolan, com o roteiro adaptado do livro de 1995 de mesmo nome escrito por Christopher Priest. O Grande Truque mostra a rivalidade de dois mágicos no final do século 19, em Londres. Interpretados por Christian Bale e Hugh Jackman, Desde então eles vivem competindo entre si, lutam para conseguir aprimorar cada vez mais seus truques – o que os leva a correr riscos; o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la.

filme é estrelado por Hugh Jackman como Robert Angier e Christian Bale como Alfred Borden. No elenco também estão Michael Caine, Scarlett Johansson, David Bowie, Rebecca Hall e Andy Serkis. O filme reúne Nolan com os atores Bale e Caine de Batman Begins, o diretor de fotografia Wally Pfister, o desenhista de produção Nathan Crowley, o compositor David Julyan e o editor Lee Smith.

 

O livro de Priest foi adaptado por Nolan e seu irmão, Jonathan Nolan, usando a estrutura não linear de Nolan. Temas de dualidade, obsessão, sacrifício e segredos, geram o conflito. O filme foi lançado em 20 de outubro de 2006, recebendo boas críticas e arrecadando bem na bilheteria. O filme recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.

 

Enredo

O mágico Alfred Borden está em julgamento por assassinato, acusado de matar seu rival de longa data, Robert Angier. Eles começaram trabalhando juntos como ajudantes de Milton, o Mágico; com John Cutter, um dos engenheiros de truques de Milton. A esposa de Angier, Julia, se afoga enquanto fazia um truque de escapar de um tanque cheio de água. Angier suspeita que Borden amarrou seus pulsos com um nó difícil de propósito, fazendo-o responsável pela morte dela. No funeral, Borden enraivece Angier dizendo que ele não sabe que nó foi usado.

 

Os dois homens começam a competir em suas carreiras de mágico: Borden se torna “O Professor” e contrata Bernard Fallon como engenheiro. Angier se apresenta como “O Grande Danton”, com Cutter e sua assistente, Olivia Wenscombe. Durante uma apresentação, Borden conhece Sarah; eles se casam e tem uma filha, Jess. Ambos os mágicos começam a atrapalhar os truques do outro: Angier interfere na performance de Borden de pegar uma bala com a boca, arrancando dois dedos de Borden. Em troca, ele arruína o truque de fazer um pássaro desaparecer de Angier, danificando a reputação dele.

 

Borden, logo maravilha as plateias com sua nova ilusão, “O Homem Transportado”. Angier contrata um dublê e rouba o ato de Borden, chamando-o de “O Novo Homem Transportado”. Obcecado em descobrir o segredo, Angier manda Olivia para espionar Borden. Olivia dá a Angier o diário encriptado de Borden, porém ela se apaixona por Borden e trai Angier, permitindo que Borden sabote o ato de Angier, quebrando sua perna. Em retorno, Angier e Cutter capturam Fallon e o enterram vivo. Para permitir a soltura de Fallon, Angier exige a chave para a ilusão de Borden. Borden dá a ele a palavra “TESLA”, e sugere que essa é a cifra de transposição do diário de Borden e a chave para o truque.

Angier viaja para Colorado Springs para se encontrar com Nikola Tesla e descobrir o segredo da ilusão de Borden, pagando Tesla para ele construir uma máquina de teletransporte. Angier descobre a partir do diário que ele foi enviado em uma busca infrutífera. Se achando enganado, ele retorna ao laboratório de Tesla para exigir seu dinheiro de volta, porém descobre que a máquina de Tesla cria uma cópia exata de um objeto e deixa o original intacto. Tesla deixa Colorado Springs após seu rival, Thomas Edison, ter mandado seus capangas invadirem o laboratório de Tesla. Ele deixa Angier com uma versão melhorada da máquina, porém sugere que ele a destrua.

A relação de Borden e Olivia abala emocionalmente Sarah, fazendo que ela acabe se enforcando. Angier retornar a Londres para produzir seu novo ato, “O Verdadeiro Homem Transportado”. Borden vai a apresentação de Angier de novo e consegue entrar nos bastidores, bem no momento de ver Angier cair por um alçapão do palco em um tanque de água trancado. Borden tenta salvá-lo, porém Angier se afoga diante de seus olhos. Cutter pega Borden, ele é acusado de assassinato e é condenado a morte.

Na prisão, Borden lê o diário de Angier de Colorado, que o menciona diretamente, esperando que ele apodreça na prisão por seu assassinato. Ele descobre que sua filha vai para um orfanato a não ser que ele aceite a oferta de um misterioso homem. Um homem chamado de Lorde Caldlow manda seu advogado para se encontrar com Borden na prisão. Caldlow pede por todos os segredos e equipamentos de Borden, incluindo a verdade do “Homem Transportado”. Em troca, ele irá adotar Jess e criá-la em um estilo de vida rico e confortável. Borden concorda, porém se recusa a revelar qualquer coisa a menos que ele veja sua filha. Quando Lorde Caldlow visita Borden com Jess, Borden percebe que ele é na verdade Angier. Atordoado, Borden dá a ele toda as suas notas e segredos, porém Angier as rasga antes de lê-las. Quando Cutter chega para supervisionar a transferência da máquina de Tesla para Lorde Caldlow, ele encontra Angier e percebe que Borden é inocente, mesmo assim, Borden é enforcado.

Cutter acompanha Angier até um prédio abandonado e o ajuda a guardar a máquina de Tesla. Cutter sai, silenciosamente percebendo a chegada de um Borden bem vivo, que fatalmente atira em Angier. Borden revela que ele era na verdade um gêmeo idêntico que vivia como Fallon e Borden, alternando entre os papeis. Um dos irmãos (o que está vivo) era o marido de Sarah e o pai de Jess que as amavam mais que a mágica; o outro amava Olivia. Os dois irmãos se alternavam assumindo o lugar um do outro; tanto na vida pessoal, quanto nos palcos executando os truques. O método de Angier também é revelado; durante a ilusão, a máquina criava uma duplicata de Angier, com um se afogando no tanque e o outro sendo teletransportado. Cada tanque contém um Angier afogado. Borden deixa Angier para morrer enquanto o prédio pega fogo. Depois de tudo, Cutter reúne Borden com sua filha.No final, é visto, escondido em algum lugar em meio as chamas, um Angier, enquanto a duplicata que levou o tiro pega fogo.

Via Wilkipédia e Adoro Cinema

Sobre o autor | Website

Lívia Croce é Coach de Líderes e Empreendedores

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!