Quais são as principais diferenças entre um MINDSET FIXO e um MINDSET DE CRESCIMENTO?

O que é Mindset?

 

De uma forma simplificada, um modelo mental é uma forma de enxergar o mundo.  As pessoas constroem e aplicam os seus próprios modelos mentais com base em quatro pilares:

Biologia: interpretação da capacidade de realização do ser humano com base nas suas limitações fisiológicas

Linguagem: é o meio no qual se estrutura a consciência do ser humano.

Cultura: dentro de qualquer grupo – famílias, amigos, organizações e nações – os modelos mentais coletivos se desenvolvem com base em experiências compartilhadas.

Experiência pessoal: diz respeito à raça, sexo, nacionalidade, origem étnica, condição social e econômica, influências familiares, nível de educação, etc.,

A partir desses pilares fazemos nossas interpretações julgamentos e construímos nossas atitudes ou modelo mentais. Formamos nossas crenças e agimos segundo elas. Os comportamentos que temos a partir de nossas crenças e atitudes geram um determinado resultado, que pode ser limitante ou potencializador.

 

Quais são as principais diferenças entre um MINDSET FIXO e um MINDSET DE CRESCIMENTO?

O Mindset Fixo (fixo) sua inteligência é estática, enquanto o de Mindset de Crescimento (crescimento) sua inteligência pode ser desenvolvida.

Diferenças entre MINDSET FIXO E DE CRESCIMENTO

O fixo evita desafios, enquanto o outro abraça desafios. O fixo quer ficar na defensiva perante obstáculos ou desiste com facilidade. Já o de crescimento persiste na dificuldade.

Ao esforçar-se o fixo enxerga o esforço como algo infrutífero ou pior. E o outro como um caminho para excelência.

Ao receber críticas o fixo ignora e tem feedback negativo. O de crescimento aprende com a crítica.

Para o fixo o sucesso dos outros faz ele sentir-se ameaçado. Enquanto o de crescimento enxerga lições e inspiração no sucesso dos outros.

O fixo se acomoda mais cedo e conquistam menos que todo seu potencial. E o crescimento atinge nível ainda mais alto de sucesso. Tudo isso lhe dá um maior senso de liberdade.

MINDSET DE CRESCIMENTO

Reconhecemos nossos erros rapidamente falhar faz parte do processo de evolução e inovação. Não existe um dono da verdade e a contribuição de ideias é saudável para entendermos possíveis pontos cegos.

O dinheiro é apenas um meio. Não enxergamos o dinheiro como um fim e trabalhamos pela busca da excelência em compartilhar conhecimento de altíssima qualidade. Acreditamos que cada pessoa possui uma habilidade única que merece ser compartilhada com o mundo. Esse deve ser o motivo pelo qual abrimos os olhos com energia e motivação todos os dias.

FRASES REFLEXIVAS

“Se você não está crescendo, você está morrendo”. – Anthony Robbins

“Quando tudo parece estar contra você, lembre-se: um avião decola contra o vento”. Henry Ford

“Não aceite nada menos que o seu potencial pode lhe dar. Faça por merecer”. Flávio Augusto

“Eu sou grato a todos aqueles que disseram não para mim. Graças a eles, eu mesmo fiz”. Albert Einstein

“Se você não pode fazer grandes coisas, faça pequenas coisas, faça pequenas coisas de forma grande”. Napoleon Hill

Como ter um MINDSET DE CRESCIMENTO?

Seja 1% melhor todos os dias. Busque aprender sempre. Estudamos para melhorar (nem que seja 1%) todos os dias. Desprezamos a ideia de “deixar a vida me levar”. Crie seu próprio futuro entregando o seu melhor.

Como crescer mais rápido Esteja próximo de pessoas que buscam alta performance. (Somos a média das 5 pessoas mais próximas) Desafiando seus próprios limites. (O desconforto é saudável) Nunca pare de aprender. (Buscamos investir pesado em conhecimento)

Às vezes, por incontáveis fatores, somos levados a acreditar que temos menos capacidade para realizar determinadas tarefas ou desafios. Além de velhos conhecidos do nosso psicológico, como ansiedade e síndrome do impostor, temos medos que nos levam a duvidar do quão longe podemos chegar.

Então não deixe seus “auto sabotadores” e seus críticos internos falarem mais alto que a voz de seu coração! Também não se deixe levar pelas críticas, porque a grande maioria é uma projeção do eu do outro em você. Em outras palavras, uma pessoa, quando normalmente critica, ela está falando de suas próprias experiências mal resolvidas, de seus próprios medos e principalmente o medo de ousar, de seguir seus sonhos. Acolha o que é bom, pois há críticas que pode te fazer melhorar e seguir em frente o que te faz doer, descarte e SIGA EM FRENTE.

Como desenvolver AUTOCONFIANÇA na PRÁTICA?

O primeiro passo no caminho da autoconfiança é entender que ela não virá de um dia pra outro. O motivo é simples: você precisa mudar sua forma de pensar, mexendo em elementos que vivem confortavelmente no seu cérebro por toda uma vida, saindo da zona de conforto, aquele lugar quentinho e já extremamente conhecido por você, pelo seu mapa mental.

O que você precisa, então, é tirar as limitações das suas ideias pré-concebidas, que chamamos de mindset fixo, e trabalhar para chegar a um mindset de crescimento.

Em termos práticos: no mindset fixo, se você foi mal em uma prova do vestibular, quando você se inscrever para qualquer outro processo seletivo, a primeira coisa que provavelmente vai se lembrar é que você já falhou em uma tentativa anterior… e pode, muito bem, falhar nessa também.

Esse tipo de pensamento não leva em consideração todo o seu esforço, as coisas que você aprendeu com o erro anterior e o tempo que se dedicou para uma nova oportunidade. Ele vai, simplesmente, te puxar para baixo e aumentar consideravelmente as suas chances de um resultado ruim.

Já com o mindset de crescimento, seu cérebro vai pegar essa experiência e transformar em uma mola propulsora. Você vai pensar que, uma vez que já falhou e entendeu porque isso ocorreu, tem muito mais chances de acertar numa segunda tentativa.

O mindset de crescimento é relacionado a uma mentalidade de constante crescimento, onde a pessoa continua a desenvolver potenciais e habilidades através de uma corrente constante de empenho e estímulo.

Ou seja, a prática e o aprendizado vão te trazer cada vez mais e melhores resultados, afinal, com dedicação, foco e ação, tudo é possível.

Algumas frases para você identificar seu MINDSET

Fixo

Crescimento

1.   Se não sei fazer, não quero nem tentar 1.   Se eu erro, quero tentar de novo
2.   Eu não sou bom nisso 2.   Ouvir como as outras pessoas fizeram algo me ajuda
3.   Se é difícil eu desisto 3.   Adoro receber feedback, isso me ajuda.
4.   Eu gosto se eu sei que consigo fazer 4.   Meu esforço e minha atitude controlam minha habilidade
5.   Já sei tudo o que preciso 5.   Gosto de aprender
6.   Eu não nasci com esse dom 6.   Posso fazer qualquer coisa
7.   Eu não sou bom nisso 7.   Se eu errar, tento de novo
8.   Eu não tenho tempo 8.   Eu dou um jeito

Por que ter um mindset fixo é uma forma de “auto sabotagem”?

Um dos problemas do mindset fixo é que ele não te ajuda a ver os fatos em sua totalidade. Esse tipo de mentalidade fechada, te leva a acreditar que todo sucesso das outras pessoas, vieram de forma mais fácil do que o que você enfrenta, ou que tiveram sorte, ou ainda que nasceram com algum talento que você não tem e isso parece ser um pouco injusto.

Acontece que nenhum campeão olímpico começa a treinar dois meses antes dos jogos começarem. Eles ficam anos a fio desenvolvendo suas técnicas, treinando duro e sacrificando prazeres imediatos (baladas, lazer e até interações sociais) em troca de alcançar um objetivo maior.

Assim como um atleta, um estudante, um gestor, um profissional liberal, uma dona de casa, uma mãe, um pai,  tem seus objetivos e busca moldar seus hábitos para ter alta performance.

O problema é quando achamos que o sucesso veio de forma tão fácil para alguém e, como não aconteceu o mesmo com a gente, significa que não teremos sucesso de jeito nenhum. É porque só enxergamos a ponta do iceberg, não vemos toda a trajetória de anos que a pessoa fez pra poder emergir e conseguir sair das geladas águas profundas e aparecer como um vencedor.

Outra forma bem comum das pessoas se enganarem é quando tentam algo por algum tempo e acham que aquele tempo já foi o suficiente. E aí concluem que se não obtiveram sucesso é porque são falhos e não merecem. Assim, desistem sem nem saber, de fato, quanto tempo é realmente necessário para conquistar aquele objetivo. Nesse momento, lembrei-me do maestro João Carlos Martins que ele deu a vida dele inteira pra se tornar quem se tornou, pra superar sua atrofia nas mãos. Ele é um exemplo de insistência pelo seu amor à música. Então, se você quer perseverar, insista, mas seja verdadeiro consigo mesmo, aja com amor!

 Afinal, como desenvolver a autoconfiança por meio de um mindset de crescimento?

Pensar de maneira positiva é a melhor forma de desenvolver a autoconfiança através do mindset progressivo: “se eu não conseguir dessa vez, vou prestar atenção no que posso melhorar para conseguir da próxima. Mas, leve o tempo que for, vou conseguir. Afinal, me dediquei para isso e sou plenamente capaz de cumprir essa meta”.

Dicas de sucesso:

  1. Nunca deixe de buscar conhecimento: isso vai te deixar mais confiante e ampliar as coisas que você já sabe. Minha dica de leitura é o livro Mindset do Empreendedor, organizado por Geize Lima e Andreia Roma, produzido por vários coautores, inclusive eu. É um livro sensacional, você não pode deixar de ler.
  2. Celebre pequenos sucessos: quando deixamos de focar nos grandes obstáculos e eventuais fracassos, passamos a enxergar as vitórias do dia a dia e entendemos que nenhum resultado adverso é irreversível;
  3. Busque especialistas: ter um coach, fazer cursos e treinamentos de desenvolvimento pessoal pode acelerar a forma como você alcança seus objetivos;
  4. Aja sempre com confiança: você é a única pessoa que você tem para conquistar seus sonhos. Acredite nessa pessoa e entre em ação. Aja com paixão pelo que faz!
  5. Por fim, não se entregue à ilusão de resultados rápidos sem esforços, inclusive para ser uma pessoa mais confiante.

Ray Kroc, que adquiriu o McDonalds em 1955, tem uma célebre frase que diz:

“Tive sucesso da noite para o dia, mas a noite demorou 30 anos para passar. Foi uma noite bem longa.”

Portanto, tenha paciência. Longos dias virão, mas você tem capacidade para conquistar tudo aquilo que almeja – e muito mais.

Faça seu teste de Mindset!

Via Propulsores do Sucesso, Viver de Blog e Via Uni Carioca

Sobre o autor | Website

Lívia Croce é Coach de Líderes e Empreendedores

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!