Blog Mulher & Negócio liviacroce

Qual a diferença entre amor inteligente e paixão? parte 2

 

Qual a diferença entre amor inteligente e paixão? (parte 2)

Vamos continuar a falar sobre como funciona o amor inteligente e a paixão. O amor que é inteligente ele se baseia em amizade, cumplicidade, características e qualidade que você vê no outro e cria admiração por essa pessoa. Não é apenas aquele sentimento que faz você sentir um intenso desejo e vontade de estar junto da pessoa sem pensar nas consequências. Mas é um amor que você cada vez aumenta mais no seu dia a dia e faz você querer estar sempre junto de uma forma sadia, tranquila e constante. Conseguindo dar e retribuindo amor, atingindo maior felicidade.

Mário Sérgio Cortella diz que o bom líder elogia em público e chama atenção no particular. No amor inteligente, pra Augusto Cury, quer dizer a mesma coisa.

Cury afirma que a paixão é ferina, elogia em particular e faz críticas em público, formando janelas killer na mente do parceiro e arquivando traumas em sua emoção. O que quer dizer, que o parceiro vai ficando murchinho e sem vontade de conversar e sair com você, porque ele fica na cabeça que sempre vai ouvir críticas e irá passar vergonha perante os colegas. A gente tem que tomar cuidado pra não deixar o nosso parceiro mal na história e ninguém precisa saber das situações ruins que vocês viveram ou dos defeitos dele. Defeitos todos nós temos e isso é fato. O importante é não ficar com pré-julgamentos e só ver o lado ruim da outra pessoa, pois assim, não há relacionamento que resista, né!?

Cury diz que janelas Killer são minúsculas áreas do córtex cerebral em que estão arquivados traumas, fantasias, fantasmas, crises, fobias, ciúmes, sentimentos de inveja, baixa autoestima, timidez, complexo de inferioridade, necessidade neurótica de poder, de controlar os outros, de ser perfeito.

Por outro lado, temos também as janelas light, que contém as experiências de segurança, as imagens altruístas, a solidariedade, a tolerância, a generosidade, a paciência, a autoconfiança, a autoestima, o prazer, a capacidade de se colocar no lugar do outro, a sensibilidade, a necessidade de inclusão. Gente, todas as pessoas que conseguem pelo menos um pouquinho se colocar no lugar do outro consegue ter mais inteligência emocional e ter relacionamentos mais sadios de modo geral. E será que você consegue construir uma relação inteligente deixando pra chamar atenção no particular?

Quando não conseguimos controlar nossas emoções e temos essas paixões, acabamos levando um relacionamento não saudável e brigando na frente dos filhos, criando filhos doentes emocionalmente também. Além de aumentar cada vez mais os conflitos, também diminui o nível de tolerância a frustrações e asfixiando a saúde psíquica dos pequenos.

Então ouvintes queridas, preserve seu amor e dos seus filhos, evitando brigas desnecessárias na frente deles. Tente silenciar-se e segurar as emoções nesses momentos ruins e deixe pra conversar num outro momento. Além disso, casais inteligentes têm muito mais possibilidades de formar mentes brilhantes, com uma emoção saudável. Ele ainda diz: “que os fortes apostam tudo naqueles que falham, enquanto os fracos limitam-se a condená-los. E você, como é? Está sempre apostando que o outro vai falhar ?

 

Paixão não exige diálogo

Gente, que amor é esse? Amor cego né? Como amar alguém sem se interessar pelo que ele fala? Como amar alguém sem entender como ele pensa sobre a vida e qual é o jeito dele agir? Será que só beijo e sexo sustenta uma relação?

O amor inteligente, além de ter a necessidade de conversar, entender o outro, e cultivar o carinho, tem exigências mais complexas. É vital pra essas pessoas que se tenha um bom diálogo, de trocas profundas, de conhecer bem a pessoa amada, construir e realizar sonhos juntos, nutrindo sempre suas emoções.

Achei extremamente válido esse parágrafo do livro “Mulheres Brilhantes”, de Augusto Cury, porque ele fala de como reinventar o amor de uma forma inteligente, veja:

“Com o passar dos anos, há uma tendência natural de diminuição das labaredas da emoção; os abraços escasseiam, o prazer sexual se asfixia, as carícias diminuem. O que fazer? Se duas pessoas se amam com amor inteligente, elas reacendem a chama, se reinventam sexualmente e, como astrônomos da emoção, observam as características notáveis do ser amado, ainda que estejam idosos, e passam a aplaudi-las diariamente. Aplaudindo-as, tornam-se engenheiras de janelas light, jardineiras das rosas emocionais, poetas dos romances arruinados. Você observa os detalhes da grandeza de seu parceiro ou apenas repara em suas falhas? Você é uma engenheira de janelas killer ou uma criadora de janelas light”?

A pessoa que ama com paixão, seja homem ou mulher, vê o seu amor apagar de forma inerte e sem criatividade para reascender a luz da paixão. Isso se deve, porque a pessoa não teve a capacidade de olhar pra “alma” de seu parceiro e ver quem ele realmente é. E assim, não conseguem entrar em situações mais profundas de diálogo e da história do ser amado, porque não consegue enxergar o outro de fato, estão obscurecidos pelo amor doentio. E muitas vezes você vê que quando o relacionamento acaba se tornam inimigos e o que é péssimo, tanto pra um quanto pro outro. Afinal, eles viveram uma história, né!? Eles fazem parte da vida um do outro.

Mas você que consegue ter um amor inteligente, com certeza faz do diálogo seu aliado, para entender os pesadelos de seu parceiro, aliviar suas preocupações e oxigenar sua ansiedade. É capaz de perguntar com frequência: o que o incomoda? Quais são suas maiores preocupações? Sem dúvida o amor inteligente ama a proximidade física, mas com certeza ama muito a proximidade interior, que é o entender o outro e conseguir aceitar seus defeitos.

Como funciona a paixão?

Olha como é interessante como funciona a paixão! Ela adora a proximidade física, sentindo desejo de controlar, mas acaba desprezando a proximidade psíquica. Entender o outro, conhecer como o ele pensa e age, é a melhor forma de se manter um relacionamento sadio quando você consegue respeitar os limites do outro e exaltar os pontos fortes de seu parceiro.

Se você parar para pensar que quando você conhece alguém você deveria pensar que está entrevistando alguém para uma entrevista de emprego, talvez você se desse melhor em seus relacionamentos. Saber um pouco do hábito dos outros, como ele pensa sobre situações que você considera importante e como ele se expressa, é de vital importância para que você possa “contratar” ou “descartar” essa pessoa para um futuro relacionamento inteligente.

Se você só olha a roupa que ele usa, a beleza que ele tem e não quer saber de mais nada, depois também não se lamente. Porque nenhum, nem outro pensou em se relacionar, mas sim em um usar o outro, sendo ambos extremamente egoístas e capazes de dar amor inteligente.

Nunca se esqueça de ser você mesma, não tenha medo de mostrar quem você realmente é, só assim, poderá tirar o véu social e ver o outro como ele realmente é.

Dica de hoje: Cultive bons pensamentos e boa tolerância e tente ser sempre feliz com sua própria companhia. Quando você ouve aquele velho ditado que quando cuidamos do nosso jardim as borboletas aparecem, quer dizer: ame-se mais, se aceite mais, tente melhorar seus defeitos, mas reconheça que eles fazem parte de sua personalidade. Você não vai deixar de ser quem você é, mas com boa vontade passará a ser uma pessoa muito melhor do que é hoje, pode apostar nisso!

Na Mater Dei Lar você encontra artigos religiosos, de decoração e para o lar. E agora o espaço ficou muito melhor, vai lá conferir na rua 15, 209, pertinho de você!

E você mulher que quer ficar com tudo em cima, que tal usar Max Titanium, colágeno em pó que elimina celulite e flacidez. Você só encontra na Neofarma – 3271-2349

Hoje espero você lá no antigo fórum, na Secretaria de Cultura, às 19 horas!!! Vamos falar sobre coaching e como melhorar seu Eu.

Até a próxima terça à partir de 9 horas! Você encontra isso na minha fan page liviacrocecoach e no site liviacroce.com.br

 

Sobre o autor | Website

Lívia Croce é Coach de Líderes e Empreendedores

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!