Blog Momento Zen liviacroce

Quer se livrar da depressão em 15 minutos diários?

Quer se livrar da depressão em 15 minutos diários?

Acho que todos nós temos um pouco de depressão por termos uma vida tão agitada e tão cheia de informações através de noticiários, internet, redes sociais… Acabamos escutando e lendo muito e sentindo pouco alívio durante o dia. Tudo normalmente é extremamente corrido, com prazos curtos a serem cumpridos, e a rotina diária acaba nos massacrando.

Acredito que se tirarmos uma parte dia para elevar o nosso pensamento a Deus ou a vibrações boas e respirando fundo um pouco, conseguimos nos livrar de um pouco do estresse. Além disso, podemos nos dar o prazer de uma boa leitura, que seja um trecho todos os dias, como se fosse um comprimido do bem-estar, por isso acredito que esses 15 minutos para equilibrar o chakra básico poderá melhorar nossa motivação, criatividade, perseverança, diminuindo nossa depressão, insônia, etc.

1º Chakra – Básico

  • Nome Sânscrito: Muladhara, que significa “Base de Apoio”.
  • Cor: vermelho, marrom ou negro.
  • Mantra: LAM.
  • Cristais: Obsidiana, Quartzo fumê, Rubi e Turmalina Negra

Ele localiza-se na base da coluna vertebral, na altura do cóccix, e rege nossa relação com a terra, os instintos primitivos, a vontade de viver, vitalidade, a relação com o que é material, é onde se localiza a energia da Kundalini.
Quando bem equilibrado, ele traz a ação, motivação, força de vontade e perseverança para atingir os objetivos.

É o primeiro dos três chakras físicos, ou seja, aqueles que determinarão nossa relação com a matéria, as pessoas, em nível físico. Esse chakra relaciona-se, também, à habilidade de ganhar dinheiro, à energia criativa, aquela que brota, começa a tomar forma, antes de ser concretizada. É a energia da paixão, do sexo primal, a criação em nível primitivo, a energia da terra.
O chakra básico é ímpar, aberto para baixo, em direção ao solo. É a principal conexão energética do ser humano com o planeta. Relaciona-se com a sobrevivência e com as energias física e sexual. Sua abertura é diretamente proporcional à disposição, à vitalidade e à força física.

Fisicamente, ele rege os ossos, útero (nas mulheres), próstata (homens), coluna vertebral, região lombar, membros inferiores, intestino. O que significa que algum sintoma envolvendo esses pontos da anatomia, pode indicar uma disfunção no chakra.

Não ativado corretamente, ele causa sentimentos de depressão, desmotivação, sonolência, tendências ao suicídio, sexualidade reprimida, dentre outros sintomas. Hiperativado, ele pode ocasionar, por exemplo, hiperatividade, inquietação, insônia ou mesmo como um excesso de identificação com o mundo material, sexualidade desenfreada. Crianças hiperativas têm chakras Básicos superativados. Pessoas com insônia tambem têm chakras básicos superativados.

Doenças relacionadas a ele: depressão, dores na região lombar, problemas na coluna, esterilidade, problemas uterinos (envolvendo, inclusive, desequilíbrios no fluxo menstrual e cólicas), problemas como intestino preso ou desinteria.

Funcionando de forma equilibrada e positiva, suas qualidades são: Forte conexão com a Mãe Terra, trazendo energia da terra para o sistema.

  • Vontade de viver.
  • Vitalidade; energia física e sexual.
  • Capacidade de gerar vida, potência sexual (sexo para reprodução).
  • Capacidade de fixação no plano terrestre através do corpo.
  • Coragem para enfrentar a vida.
  • Ligação com o mundo material.
  • Conexão com os instintos.
  • Capacidade de encontrar atividades adequadas.
  • Conexão com a realidade.
  • Capacidade de produção e concretização de objetivos
  • Praticidade.
  • Atividade dinâmica, movimento e habilidade para resolver problemas práticos.
  • Estruturação e firmeza.

Para reequilibrá-lo ou mantê-lo equilibrado:

Pratique atividades como a dança, tenha contato com músicas executadas com instrumentos de percussão, caminhe com os pés descalços sobre solo argiloso ou arenoso, tenha contato com a natureza, árvores em geral.
Mantenha atitudes pioneiras e empreendedoras, já que uma das características desse chakra é a possibilidade de se projetar, criar.
Procure, também, meditar, entoando o mantra LAM (pronunciando-o com o “A” aberto: LÁÁÁMMM), enquanto deixa repousar, sobre seu corpo, 8 dedos abaixo do umbigo, um dos cristais descritos no começo da postagem. Mentalize saindo de si uma luz avermelhada, girando em sentido horário, ativando esse centro e tornando-o propício a estimular o contato com o mundo material.

Faça isso durante 15 minutos por dia e sinta a diferença!

 

Sobre o autor | Website

Lívia Croce é Coach de Líderes e Empreendedores

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!