Blog Sacadas de Empreendedorismo liviacroce

Quer ser um empreendedor de sucesso?

Quer ser um empreendedor de sucesso?

O consumidor mudou! Sim, hoje em dia ter um produto de qualidade, com um nome interessante, boa embalagem e atendimento bom, não passa de obrigação para as marcas.

empreendedor-de-sucesso-eu

A concorrência é forte e o público está cada vez mais exigente e prestando atenção a cada detalhe da marca. E não são somente as grandes empresas que precisam se preocupar com essa mudança, mas principalmente as pequenas empresas que por vezes tem um capital restrito para investir em muitos atrativos.

Porém o segredo está aí, para uma marca ter sucesso e vender bastante, não precisa de propagandas em grandes veículos de comunicação, brindes caros, grandes descontos e ou sorteio de viagens incríveis, pelo contrário, se você fizer isso a possibilidade de falência é maior do que a de aumento nas vendas. Pensar de forma estratégica, estabelecer metas mensais e anuais, investir em treinamento para funcionários, apresentar o produto de forma interessante e investir em marketing digital, já ajudam bastante conquistar este novo consumidor.

Não adianta só querer crescer é preciso sair da zona de conforto em que a empresa está, se inspirar e inspirar o público a querer seus produtos, independente se você vende agulhas ou se vende carros. É preciso conhecer seu cliente, saber das necessidades deles, suas dúvidas, o que gostam de fazer, porque gostam da sua marca e tudo que possa lher dar um norte de como deve vender seu produto de forma que seu cliente irá se interessar.

Vou dar algumas dicas simples, porém eficazes de como podemos alavancar nossos negócios sem gastar muito dinheiro!

DICA 1 Conheça seu cliente

comunique-se

Você pode fazer um questionário com perguntas simples e objetivas e deixar no seu estabelecimento para que seu cliente responda. Pode colocar nas redes sociais e pedir a participação dos visitantes das mesmas. Porém, atraia o público para que respondam, peça, incentive com 5% de desconto nos produtos naquele dia, ofereça um e-book ensinando como usar seu produto e use a imaginação, pois tem muitas coisas que podem ser oferecidas em troca das respostas. Você estará comprando o público? Não, apenas usando uma estratégia para que o cliente responda o questionário. Defina um período para respostas, apure as mesmas e monte um plano de ação para as melhorias que o cliente pede e que vc ache necessária e anote todas as necessidade do cliente.

 

DICA 2 Planejamento é essencial

marketing-digital-porque-deve-educar-o-seu-cliente

Use as informações do questionário para montar sua estratégia de vendas. É essencial saber com antecedência se você fará uma ação promocional no Dia das Mães, Dia dos Pais  e até mesmo no Natal, pois independente de estar longe, pois você fará o plano todo início de ano, é essencial para que as vendas sejam um sucesso. Criar promoção faltando duas semanas para a data comemorativa com certeza não trará o mesmo resultado que um planejamento realizado desde o início do ano. Planeje suas metas mensais, semestrais e até mesmo anuais.

DICA 3 Coloque tudo no papel

google-consumer-barometer

Sim, não adianta deixar somente no pensamento, pois a correria do dia-a-dia vai te fazer esquecer o que está planejado para a próxima semana. Monte um plano de ação com datas estipuladas, nome das pessoas responsáveis e todos os dados e detalhes que farão a diferença na execução daquela atividade. Vai por mim, parece simples, mas muitos empresários e empreendedores não fazem e não tem o resultado máximo que poderiam ter nas vendas.

DICA 4 Treine e comunique tudo aos seus funcionários

images-1

Mesmo que seja só você e a pessoa do caixa, faça isso! Se capacite para o atendimento. Atender pessoas não é tão fácil quanto parece, portanto, faça treinamentos de comunicação e formas de atendimento entre outros. O Sebrae da sua cidade sempre realiza cursos de capacitação gratuitos e muitos até com certificado. Não adianta fazer propaganda e quando o cliente chega, seu funcionário atende mal ou não sabe informar para o cliente como funciona a promoção que está acontecendo na loja. Um volte sempre ao final da venda é essencial para ganhar a atenção do cliente para com o seu estabelecimento.

DICA 5 Faça ações de fidelização

conheca-seu-cliente-blog-vhsys-29-03_03

É isso mesmo, o cliente precisa ser fidelizado, portanto, faça descontos especiais para clientes que comprem sempre seu produto, pense em ações interessantes de fidelização, pois hoje em dia a concorrência é grande e você precisa sair na frente e conquistar o cliente.

Comece pelo começo

Bom, comece do começo, faça o básico bem feito e só então comece a pensar em ações extraordinárias para chamar a atenção de novos clientes. Se for possível, contrate um profissional como coach ou uma consultora para te auxiliar nesta empreitada, pois o mercado está cada vez mais concorrido e esta opção pode ser uma boa para a correria e falta de tempo no dia-a-dia de um empreendedor. O mais importante é nunca desistir! Dificuldades vão aparecer, principalmente no momento em que o Brasil está vivendo, porém precisamos ser perseverantes e como dizem tocar o barco, porém se não podemos comprar um motor para ele agora, que tal criarmos opções paleativas, porém efetivas para que o mesmo vá mais rápido? Pense nisso!

myriam

Autora: Myriam Valverde

Jornalista, Empreendedora, Analista em Marketing Digital e Consultora Empresarial

 

Sobre o autor | Website

Lívia Croce é Coach de Líderes e Empreendedores

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!